Rogerio Paes Costa tem 28 anos, é professor de inglês desde 2003 e possui especialização em tradução (inglês-português). Atualmente, dá aulas particulares em São Paulo.
Hi guys!
O assunto de hoje é uma dúvida enviada pelo leitor Bruno. Vamos estudar e aprender o uso do It no inglês, uma palavra tão pequena e tão significativa na língua inglesa.
Clique no player abaixo para ouvir todos os exemplos (as frases em itálico que você vai ler abaixo):
1. Sujeito
O uso que geralmente nos é apresentado primeiro é o de sujeito:
It is blue. Ele(a) é azul.
It plays with the ball. Ele(a) brinca com a bola.
It is raining. Está chovendo.
Nos dois primeiros exemplos acima, o it é o pronome pessoal que, no papel de sujeito, se refere a animais, objetos ou situações: ele ou ela (quando não se referem a pessoas).
É importante lembrar que, assim como com os outros pronomes pessoais, seu uso se dá quando o objeto, animal ou situação já foram mencionados ou são conhecidos:
I love Christmas. It’s a beautiful celebration. Eu amo o Natal. É uma celebração bonita.
‘Where’s the hospital?’ ‘It‘s near the subway station.’ “Onde é/fica o hospital?” “É/Fica próximo da estação de metrô.”
My cat is very fast. It runs all over the house. Meu gato é muito rápido. Ele corre por toda a casa. Obs.: Também é muito comum as pessoas se referirem a seus animais de estimação, ou a animais cujo sexo é conhecido, como she ou he.
Já no terceiro exemplo, it está cumprindo o papel de sujeito em um tipo de frase que, em português, chamamos de “oração sem sujeito” ou sujeito inexistente. É usado em frases sobre clima, tempo, distâncias etc.
Perceba que em inglês nunca dizemos Is raining. ou Is 2 o’clock, ao contrário do português onde é normal começar a sentença com o verbo (Está chovendo / São duas horas). No inglês, é sempre necessário aparecer um sujeito – é aí que o it entra:
It was snowing when we left the school. Estava nevando quando saímos da escola.
It is 2 o´clock already and he hasn’t arrived! Já são 2 horas e ele não chegou!
It‘s only 30 kilometres from here to the church. São só 30 kilômetros daqui até a igreja.
It is my wedding today. É meu casamento hoje.
2. Objeto
Da mesma forma o it também é o pronome objeto para se referir a coisas, animais e situações:
I bought a new car. I drive it every morning. Eu comprei um carro novo. Eu o dirijo todas as manhãs.
What a beautiful dress! Can I wear it? Que belo vestido! Posso usá-lo?
The kids are behaving badly. Tell them to stop it now. As crianças estão se comportando mal. Mande-as parar (com isso) agora.
3. Outros usos
Temos alguns outros usos do it. Por exemplo:
Para dar ênfase: It was his lie that got him fired. Foi a mentira dele que resultou na demissão.
Para se referir a bebês cujo sexo ainda não se sabe: What will you call it if it’s a girl? Como você vai chamá-lo se for uma menina?
Para se referir a pessoas, especialmente no telefone:
Who is that girl with Jim? It’s his sister. Quem é aquela garota com o Jim? É a irmã dele.
Hello? It’s Jason. Is Betty there? Alô? É o Jason. A Betty está?
Vamos aproveitar para aprender algumas expressões:
It‘s a pity. É uma pena.
It’s a shame! É uma vergonha!
It’s unbelievable! É inacreditável.
Você gostaria de acrescentar aqui nos comentários mais algumas expressões com a palavra it?
Ana criou um blog de dicas de inglês em 2006, e depois de muito pesquisar o que faz alguém ganhar fluência numa segunda língua, criou seu primeiro curso de inglês em 2009.
Verbos como hate, love, like e alguns outros necessitam de um complemento. Você ama, odeia ou gosta ‘de algo’. Exemplo: I like it, I love it e I hate it.
Neste caso o ‘it’ é o objeto direto de ‘hate’, já a sentença iniciando a partir de ‘when’ explica o que este objeto ‘it’ se refere, nesta caso a ocasião de ‘quando as pessoas mentem pra mim’.
A principio parece estranho, mas é assim que o idioma funciona.
Basicamente o ‘that’ é usado quando você menciona ou faz referência a algo que foi dito anteriormente. Pode ser um pronome ou até mesmo uma sentença inteira.
Exemplo: Can you tell Peter to come here? I have already told him that. (Você pode dizer ao Peter para vir aqui? Eu já disse isso a ele.)
Com relação ao ‘it’ é o mesmo que está descrito neste tópico. É a opção: 2. Objeto – Neste caso o ‘it’ atua como pronome objeto para se referir a coisas, animais e situações.
O ideal é sempre ouvir e ler bastante em inglês que esses detalhes serão internalizados automaticamente sem a necessidade de manter muito foco em gramática.