Como usar a pesquisa avançada do Google

Clique aqui para abrir a página de pesquisa avançada do Google em inglês, do google.com. Essa é a em português, do google.com.br. Vou me concentrar na página em inglês (google.com) pois acredito que ela naturalmente traga mais resultados de sites em inglês (e não sites em português com um pouco de inglês também), que é o que eu procuro.

Veja só os campos que considero essenciais nas minhas pesquisas:

this exact word or phrase (“frase exata”)

Esse é, sem sombra de dúvida, o que mais uso. Você coloca aí uma expressão qualquer, e consegue exemplos de como essa expressão aparece nos textos diversos disponíveis na Internet.

Quase toda vez que eu busco algo com esse campo, uso também o asterisco. Como? Imagine que eu tenha escrito exatamente isso nesse campo:

I like * roses

O que vai aparecer nos resultados? Pedaços de texto com I like perto de roses, e no lugar do asterisco, tudo que for comum usar entre I like e roses. Veja o que essa busca produz:

I like the Roses (nome de música)

I like my roses red

I like Guns ‘n Roses (banda de rock)

What I like about roses (título de um artigo)

I, like Celia, love roses

Veja que tudo que está em negrito acima vem entre “I like” e “roses”, ou seja, está no lugar do asterisco. Essa maneira de pesquisar no campo “frase exata” é super útil pra saber o que é comum aparecer entre duas palavras, duas expressões, etc.

 

Then narrow your results by… (restrinja seus resultados por…)

Nessa área você pode limitar os resultados da busca para apenas uma língua, uma região, data, etc.

São 3 os campos que eu uso mais aqui em conjunto com o “frase exata”:

  • language – quando quero que os resultados venham de sites construídos em inglês, eu coloco English aqui. Isso deixa de fora sites em português, por exemplo, que por acaso contém aquela expressão, e aumenta as chances dos resultados virem de falantes nativos.
  • region – em geral eu escolho United States para que os resultados venham de sites feitos nos EUA, de novo para aumentar as chances de resultados produzidos por nativos.
  • terms appearing – aqui eu escolho in the text of the page para evitar que a expressão apareça só no título da página, por exemplo.

Pesquise algum termo usando estes critérios, e veja o que você encontra!

Voltar para a página inicial da série

Ana

Leave a Comment:

Leave a Comment: