Hi, all!
O que inspirou a dica de hoje foi o que vi escrito dentro de uma pizzaria, numa lousa colocada na parede. Veja só:
Don’t take our word for it! Try it yourself. Ou, não acredite em nós! Experimente você mesmo. Do que eles estavam falando ali? Da massa da pizza, que segundo eles é super crocante, já que é feita num stone oven na temperatura perfeita, etc. Por sinal, eu comi a pizza e estava boa mesmo.
Como deu para ver, a tradução não é exatamente literal para a primeira parte (Don’t take my word for it). Essa expressão é muito usada assim mesmo, na negativa. A combinação dessa com a segunda parte, Try it yourself, é bem comum no mundo de vendas e marketing de nativos do inglês entre aqueles que estão dispostos a garantir a satisfação dos clientes.
Hoje em dia a maioria das pessoas que frequenta a Internet olha com desconfiança boa parte das ofertas. Tudo aquilo que parece bom demais para ser verdade (too good to be truth) gera descrença. Eu mesma recebo mensagem de gente que se sentiu enganada por esse ou aquele site, e que hoje em dia é muito receosa quando se trata de comprar algo online.
Sabendo disso, muitos vendedores dizem exatamente isso: Don’t take my word for it. Try it yourself. É uma maneira bastante convincente de incentivar o potencial cliente a experimentar o produto – e é claro que, em geral, há um período para devolução caso o cliente não fique satisfeito. É algo bastante interessante, não? “Não acredite em mim. Experimente você mesmo”. O que está implícito aí é “Tenho tanta certeza que você vai gostar quando experimentar que eu quero que você veja por si próprio. E se não gostar, não tem problema – você não sai no prejuízo”.
Se você frequenta a Internet há tempos, e se está acostumado a visitar sites que vendem produtos digitais, por exemplo, já deve ter visto essa dobradinha por aí. Alguns exemplos que não envolvem propaganda:
“The hotel is amazing and you’ll have an unforgettable stay. Don’t take our word for it! Try it yourself.”
“Make sure you try the local mangoes when you’re in Brazil. You won’t believe how good it tastes. But don’t take my word for it… try it yourself”.
E eu posso dar um exemplo meu também :)
The Curso Básico Inglês Online has helped thousands of people actually start speaking English. Don’t take my word for it: try it yourself.
O curso aqui do Inglês Online já ajudou milhares de pessoas a começar a falar inglês de verdade, e tem garantia de 30 dias. Yep.
E você, já viu a dobradinha Don’t take my word for it; try it yourself por aí? Onde?
Ana criou um blog de dicas de inglês em 2006, e depois de muito pesquisar o que faz alguém ganhar fluência numa segunda língua, criou seu primeiro curso de inglês em 2009.