eu tenho uma duvida ana luiza , voce pedi para escutar o audio até eu conseguir dizer toda a história. como poderia fazer isso mais rápido, no caso escutando em partes a mesma história? separando em 1 minuto, uma hístoria de 16 minutos por exemplo?
eu escuto uma historia de 16 minutos e é grandinha pra eu “dizer” toda ela.
qual sua recomendação
Oi Ana,tem sim alguns dos seus pocasts e alguns do ESLpod tbm que eu ja quase decorei de tanto ouvir e tbm pq eu copio a trancricao,achei as dicas do Adir super legais e vou por em pratica com esses audios q eu ja conheco bem…so nao gosto mto de traduzir,acho meio chato::pmas vou comecar a fazer isso tbm!valeu pelas dicas Ana!thanks a lot.
Ana,esse texto me deixou mais tranquilo,pq meu listening ta melhorando mto mas meu speaking ainda ta meio basico sabe….mas eu sinto q melhoro um pokinho a cada dia:)agr eu lembrei d uma coisa mt importante q vc disse num podcast”entender um podcast e diferente de conseguir falar”
é isso o q acontece a gente compreende mt bem mas ainda nao consegue falar direito,mas o jeito e ter paciencia e se esforcar e pouco a pouco alcansar fluencia.
Hi Jonata!
Outros fatores influenciam ali aquele momento de falar. Seu estado mental/emocional tem uma parte importante nisso. Tem hora que eu me sinto insegura e gaguejo ou troco palavra aqui (às vezes faço isso em português até :)
Agora, criar as condições ideais para o inglês “entrar” na cachola é, sem dúvida nenhuma, extremamente desejável para quem quer chegar a algum grau de fluência. Inclusive porque sentir que vc adquiriu a língua tem impacto na sua confiança. Também é bom começar a trabalhar aquele áudio q vc já cansou de ouvir de maneiras diferentes. Tem algum podcast meu ou de outra pessoa q vc já ouviu tanto q até sabe o que vou dizer? Se sim, pegue esse podcast e dê uma olhada no blog do Adir Ferreira pra ver como ele trabalhava diálogos.
Ana,
Adorei esta passagem: “quando você ouve algo e já começa a lembrar coisa que a pessoa está para dizer antes mesmo que ela diga, é porque já ouviu bastante.” É aí que acontece a aquisição.
É muito bom quando a gente consegue prever o que vem a seguir, mesmo sem nunca ter ouvido o diálogo. Talvez seja esse o nosso grande teste de proficiência, a previsão.
Parabéns pelo post!
Alessandro,
Quando acontece isso num áudio que ouvimos muitas vezes já é bacana demais. Quando a gente começa a prever o que a pessoa vai dizer num áudio que nunca ouvimos antes, então… E essa previsão começa a acontecer – por que? Porque todos nós falamos usando collocations – as formas mais comuns de expressar ideias numa determinada língua. À medida que vamos nos acostumando com as formas (as collocations) de uma língua, começamos a acompanhar o que certas pessoas estão dizendo e vira aquele negócio de “conseguir terminar a frase” da pessoa antes de ela dizer, como acontece em português.