Olá! O post de hoje é para todo mundo, apesar da parte final ser direcionada a professores.
Eu quero mostrar pra vocês um vídeo do Google anunciando seu novo serviço, o Google Priority Inbox. A mensagem dele é relativamente simples, a musiquinha é agradável e, junto com a animação, faz o vídeo ficar divertido.
Resultado? Prendeu a minha atenção até o fim e provavelmente vai prender a sua também.
But wait!
Quando você clicar no PLAY ali no vídeo, tente olhar pro lado quando aparecer apenas texto na tela sem animação nenhuma. Nas primeiras vezes que você assistir o vídeo (on your first few viewings), tente ver apenas as partes com a animação. O ritmo da estória é bem ligeiro, por isso assista mais de uma vez desse jeito.
Por que eu estou pedindo isso? Por que a mensagem do vídeo é tão bem comunicada com as imagens/animações que mesmo sem ler o texto, você vai conseguir pegar a ideia.
E aí? Did you get the gist? (Pegou o essencial?)
Agora, assista novamente lendo o texto. O melhor de tudo aqui é que muita gente que está apenas iniciando no inglês vai reconhecer um monte de palavras: check, email, inbox, messages, read, important, star, spam, read, reply
Depois de alguns viewings, deu para associar alguma expressão que você não conhecia ao significado comunicado pelas imagens?
É lógico que todo mundo sabe que imagens são ferramentas poderosas na hora de transmitir uma mensagem. Mas eu acho que imagens, assim como animações e qualquer outro tipo de representação visual, ainda são muito sub-utilizadas no mundo do ensino, inclusive no ensino de inglês. Hoje em dia, com o acesso que temos à Internet, e com a quantidade de imagens gratuitas que podem ser usadas para qualquer fim (às vezes sem nem precisar citar a fonte) e o mundo de vídeos disponíveis por aí, quem quiser tornar as aulas mais interessantes, mais fáceis, e consequentemente, mais eficazes, consegue.
Não é preciso ter uma equipe artística nem fazer um super vídeo de animação profissional como o do Google. Dá pra fazer muita coisa com figuras, um software simples de screenrecording e, se você quiser, a sua voz!
Há um número enorme de fontes de imagens gratuitas (e eu não estou falando do Google Images! A maioria dos resultados que aparecem lá tem copyright). Por gratuitas eu quero dizer: ou em domínio público, ou com permissão para uso dada pelo autor da imagem. Aqui vão algumas fontes:
Flickr – provavelmente o maior aplicativo de gerenciamento de imagens online do mundo. Vá até a busca avançada, insira suas palavras-chave, então vá até o fim da página e selecione os 3 quadradinhos ao lado do logo Creative Commons. Clique ‘Buscar’, e agora tudo que você tem que fazer quando usar a imagem é citar/linkar o autor.
Free Images é um site gigante de imagens totalmente gratuitas que existe faz tempo, e que incrivelmente ainda continua assim. As imagens aqui podem ser usadas numa boa para suas aulas (há restrições se elas forem usadas em produtos para venda – camisetas, templates de sites, etc)
Public Domain Images e Burning Well são coleções de imagens em domínio público. Para resumir, go nuts. Não tem restrição nenhuma com domínio público.
O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online com vários templates e ideias prontas para servir de inspiração.
O que você acha? Quais são suas ideias para aumentar o uso de imagens na aula?
Ana criou um blog de dicas de inglês em 2006, e depois de muito pesquisar o que faz alguém ganhar fluência numa segunda língua, criou seu primeiro curso de inglês em 2009.
Teachers,
A very good tool for teach English as you know is the FlashCards.
So I recomend the Online Free Tool ExamTime. http://www.examtime.com.br
On this website you can Create your own FlashCards, Quiz, MindMaps and notes!
I agree, images are very important and I often bring magazines and posters to the classroom. Unfortunately in my school we don’t have the necessary equipment to use video in class.