Hi everybody,
Hoje vou dar uma dica de uma ferramenta online muito interessante que descobri há um tempo: Wordsift. Trata-se de um site feito pela Universidade de Stanford, que junta, na mesma página, vários “pedaços” de informação sobre palavras no texto – e esses pedaços diferentes ajudam você a entender melhor os significados. Como assim?
Nada melhor do que experimentar:
- Acesse o Wordsift
- Dê um copy/paste (copiar/colar) de algum texto para dentro da caixinha. É o texto inteiro mesmo, não apenas alguns parágrafos. Para esse exemplo, peguei o primeiro parágrafo da Wikipedia em inglês sobre o Brasil.
- Clique em Sift.
A primeira coisa que você vai ver é uma “nuvem de palavras”. As palavras maiores são aquelas que ocorrem com mais frequência no texto – assim você já sabe quais são as palavras cruciais (veja que não são contadas palavras como e, um, etc).
Eu cliquei em country, o que me levou para a seção de baixo. Ali, eu vejo o que o Visual Dictionary (outro site bacana) mostra em termos de sinônimos e frases comuns para esta palavra. Quando eu realizei essa atividade, recebi um aviso de que infelizmente, no momento não aparecem resultados do Google Search para imagens – antes apareciam, e era ótimo para ilustrar a ideia da palavra. Mais para baixo, pedaços do texto onde country ocorre.
Você pode continuar fazendo isso com todas as palavras que apareceram na nuvem – um jeito bem interessante de se expor um pouco mais à língua. Uma sugestão: se você for mexer com o Wordsift, abra também a página de um dicionário que contenha pronúncia das palavras em áudio. É sempre bom ir se acostumando com a pronúncia em um idioma que usa sons tão diferentes dos nossos como o inglês! (Para mais sobre isso, acesse O perigo de aprender inglês só lendo.)
Você que usa podcasts e lê a transcrição, coloque o texto no Wordsift e conte se gostou. Você que gosta de ler em inglês, faça isso também, e conte no que deu!
Acesse o Wordsift
Ana criou um blog de dicas de inglês em 2006, e depois de muito pesquisar o que faz alguém ganhar fluência numa segunda língua, criou seu primeiro curso de inglês em 2009.