Oi pessoal! Uma partezinha do inglês que às vezes causa confusão para alunos iniciantes ou até intermediários é a formação de perguntas usando as question words Who e What.
Veja só:
(1) Who saw Jenny at the market? Quem viu a Jenny no mercado?
(2) Who did Jenny see at the market? Quem a Jenny viu no mercado?
Porque é que a primeira pergunta não usa o auxiliar DID, e a segunda usa? Nesta lição, vou dar vários exemplos do primeiro caso (em que não se usa o auxiliar) para mostrar qual é a lógica da coisa. Na próxima lição, vamos ver exemplos e a explicação do segundo caso.
Você se lembra do que é ‘sujeito da oração’? Sujeito é aquele (ou aquela, ou aqueles) que faz/realiza a ação. Veja os exemplos abaixo, em que JAKE e LINDA são os realizadores da ação:
JAKE bought a car. [JAKE comprou um carro]
WHO bought a car? [QUEM comprou um carro?]
Resposta: JAKE. Quem realizou a ação de comprar o carro foi JAKE.
LINDA painted a picture. [LINDA pintou um quadro]
WHO painted a picture? [QUEM pintou um quadro?]
Resposta: LINDA. Quem realizou a ação de pintar um quadro foi LINDA.
Veja que as perguntas feitas para descobrir quem comprou um carro e quem pintou um quadro são
Who bought a car? e não Who did buy a car?
Who painted a picture? e não Who did paint a picture?
Quando estamos perguntado quem ou o que fez alguma coisa em inglês, ou seja, quem ou o que realizou uma ação (quem é o sujeito da oração), não usamos auxiliar.
Mais exemplos: vamos dizer que você esteja falando no telefone com a moça aí da figura, a Janet. Janet está falando sobre o que ela fez ontem e também sobre o que algumas pessoas que ela conhece fizeram. Só que a ligação está meio ruim e bem na hora que ela está dizendo ‘o que’ ou ‘quem’ fez alguma coisa, tem chiado:
I talked to Lara yesterday, she’s doing fine. XXXXXXX told Lara about the surprise party – Lara loved the idea. Oh, and remember that nice nightclub near my house? ZZZZZZZ sang there yesterday. It was great. After we left the club we went to Sara’s place. YYYYYYY made paella. Really yummy… It was great that KKKKKKKK cleaned the kitchen aftwerwards – I hate doing the dishes. It was funny because WWWWWW fell on the floor and made this huge noise – we thought it was broken but it’s still working.
Com todo o chiado, você sabe que alguém contou para a Lara da festa surpresa, alguém cantou no clube, etc… ou seja:
- someone told Lara about the surprise party
- someone sang there (at the club) yesterday
- someone made paella
- someone cleaned the kitchen
- something fell on the floor
Perceba que só não deu para pegar o “autor” das ações: quem ou o que fez cada uma dessas coisas! Agora, vamos dizer que em vez de só escutar, você resolve interromper a Janet pois quer saber quem foi que fez o quê. Lembre-se: você quer saber quem são os “autores” das ações. Aqui vai a mesma conversa, com você fazendo perguntas:
(Janet) I talked to Lara yesterday, she’s doing fine. XXXXXXX told Lara about the surprise party – Lara loved the idea.
(Você) Sorry, WHO TOLD Lara about the surprise party?
(Janet) Mike did. Mike told Lara about the surprise party. Oh, and remember that nice nightclub near my house? ZZZZZZZ sang there yesterday. It was great.
(Você) Wait. WHO SANG there yesterday?
(Janet) Gina. After we left the club we went to Sara’s place. YYYYYYY made paella. Really yummy…
(Você) Ahnnn… WHO MADE paella?
(Janet) Marco, Lara’s friend from Spain made paella. It was great that KKKKKKK cleaned the kitchen aftwerwards – I hate doing the dishes.
(Você) Huh? WHO CLEANED the kitchen?
(Janet) Lara’s sister did. It was funny because WWWWWW fell on the floor and made this huge noise – we thought it was broken but it’s still working.
(Você) WHAT FELL on the floor?
(Janet) Lara’s mixer fell on the floor.
Pense em situações na sua vida onde você poderia aplicar isso. Por exemplo, o que foi que alguém contou para você na semana passada sobre outras pessoas? Se você não tivesse entendido QUEM FEZ alguma coisa, como faria a pergunta?
Veja a parte 2 desta dica
Ana criou um blog de dicas de inglês em 2006, e depois de muito pesquisar o que faz alguém ganhar fluência numa segunda língua, criou seu primeiro curso de inglês em 2009.