Rogerio Paes Costa tem 28 anos, é professor de inglês desde 2003 e possui especialização em tradução (inglês-português). Atualmente, dá aulas particulares em São Paulo e agora é também colaborador regular do Inglês Online.
Hello fellas!
Hoje continuaremos com mais duas estratégias de aprendizado de vocabulário. Você já usou flashcards para estudar inglês? E os mind maps?
Flashcards
São fáceis de montar, podemos carregar conosco para qualquer lugar e ainda podem se transformar em um divertido “jogo da memória”. Para cada nível de aprendizado, podemos adaptar nossos cartões:
– iniciante / pré-intermediário
Recorte diversos cartões (tamanho de um cartão de visitas) e desenhe/imprima/cole figuras das palavras que você quer aprender. No verso de cada cartão, escreva a palavra ou expressão em inglês.
Agora basta utilizar bastante seus cartões ao longo do dia, sozinho ou com amigos, testando sua memória e aumentando o número de cartões a cada semana.
– intermediário
Ao invés de utilizar figuras, escreva a definição (ou frase de exemplo) da palavra ou expressão na frente dos cartões. No verso, além de escrever a palavra ou expressão propriamente dita, que tal sinalizar a pronúncia (stress)?
Como você já conhece alguns phrasal verbs e collocations, crie conjuntos de cartões para essas categorias e aumente a cada semana a sua coleção!
– avançado
Sua principal fonte de novo vocabulário já não é mais o estudo formal e sim o contato real com o idioma. Então que tal criar cartões com gírias, idioms e novas palavras da língua inglesa que você encontra em sites, revistas e TV?
Se você quer praticar os símbolos fonéticos, os cartões podem ser muito úteis: basta usar a transcrição fonética na frente dos cartões.
By the way, esse site da Cambridge English ajuda na construção e impressão de cartões para todos os níveis de aprendizado de inglês. Have fun!
Mind Maps
Já tivemos um artigo aqui sobre esse assunto, mas vale a pena conversarmos mais uma vez sobre os mind maps.
Mapas mentais nada mais são do que representações gráficas simples de algum tópico ou assunto. É uma maneira muito interessante de “estruturar o pensamento”.
Por exemplo: imagine que você acabou de estudar o seguinte vocabulário:
armchair – bathroom – bed
bedroom – sofa – fridge
kitchen – living room – microwave oven
shower – toilet – wardrobe
Você, então, pode desenhar em seu caderno (ou usar softwares específicos) o seguinte mind map:
Com mais essas duas estratégias em mãos, que tal experimentá-las durante essa semana e depois nos contar como foi? Participe! Aproveito para agradecer a todos que estão partilhando suas experiências conosco por meio dos comentários do blog e das mensagens trocadas em nossa lista de discussão no Yahoo!Groups. Estamos aprendendo juntos… Let’s keep using our English!
That’s all, folks! See ya next week!